As crianças e as emoções




Quando VOCÊ era criança, alguém ensinou para você sobre emoções?

Explicou: isso que você está sentindo, é raiva! Agora você está FEEEEELIZ!

Validar o sentimento da criança é um caminho genial, para que possamos dar uma educação emocional para esses pequenos desde cedo. O primeiro passo é validar a emoção, e transmitir nosso amor e respeito. Vamos facilitar esse post... Por exemplo:  percebi que isso (descreve fato que ocorreu) deixou você triste, concorda?

Quer conversar sobre isso? Ou notei que você está com muita raiva, quer um abraço? No que posso ajudar? Vamos pensar juntos numa solução? Eu também já fiquei triste por isso, ou aquilo e senti o que você está sentindo.

Se a gente se colocar um minuto no lugar da criança, fica mais fácil de sair de qualquer situação. O grande problema é que uma vez adultos esquecemos que um dia fomos crianças, e exigimos que as crianças ajam como mini adultos. 😥

Quando auxiliamos nossos filhos a verbalizarem e nomearem suas emoções, estamos ajudando a desenvolver um vocabulário para se expressar, sendo assim já, já esses pequenos não precisarão, gritar, se jogar no chão, quando um pedido não for realizado, visto que aprendeu a expressar aquela frustação de uma maneira diferente. Vai ser rápido? Claro que não, isso vai ser construído. Todo hábito aplicado quando criança, será aplicado na fase adulta inconscientemente por essa criança que nós educamos, e tornou-se adulta.

Tenho certeza que se você estiver cansado, num dia exaustivo e chegar um amigo/a querendo desabafar com você para diminuir o peso das costas, você estará de prontidão para ajudar, escutar, dar colo para esse amigo... e porque não dedicar essa atenção para quem mais amamos?? Vamos juntos! 🌱 #educarconsciente
.
.

Fotografia: @betorecife


Esse vídeo abaixo é bem legal para assistir com as crianças, fala de uma forma lúdica sobre as emoções!



Nenhum comentário